Pesquisar este blog

domingo, 22 de abril de 2012

Estou aprendendo a viver



Vejo que tem muita gente por aqui vivendo de privações e alguns casos são quase que como um martírio. "Se eu comer isso vou engordar, não posso comer isso, não posso comer aquilo" e isso digo que é uma verdadeira mentira.
O que acontece é que a sociedade vem se desenvolvendo e esse desenvolvimento, nos leva ao sedentarismo o tempo inteiro. Veja bem, antes para preparamos a nossa alimentação, tínhamos que ir ao mercado (as vezes a pé) e trazer as bolsas de compras até a nossa casa (só isso aí é um belo de um exercício não acham??!!) e quando chegava em casa tinha o processo de preparação dos alimentos que também era outro exercício. Hoje em dia, temos carros, alimentos prontos, controle remoto, internet, elevador, entre outras comodidades que nos deixam inertes e com isso tudo não precisamos de nos movimentar.

Mas o que faz eu engordar afinal? Simples:
Seu corpo precisa de uma certa quantidade de energia para poder funcionar diariamente (Ex: 2000kcal) e você não faz atividade física regular e ainda consome 2500kcal por dia. Se vc fizer uma conta vai ver o absurdo que está cometendo com seu corpo à longo prazo. Quer mais? Se você ficar nessa rotina vc terá consumido 15000 kcal a mais em 1 mês e incríveis 180000 kcal em 1 ano. A média por kg é de aproximadamente 7500kcal, ou seja em 1 ano vc terá engordado 24kg levando essa vida. Imagina ao longo de 5, 10, 15 anos!!!!??
Por isso que engordamos, por puro exagero e por não termos a cultura de praticar atividades físicas regularmente. Seu corpo precisa de movimento e precisa gastar os excessos, se vc não faz isso, vai acumular gordura ao longo da vida.

O que faz engordar são os excessos e não certos tipo de alimentos que comemos. Você pode comer um pedaço de chocolate sim, mas ao invés disso você come a barra inteira. Vc tem que diversificar a sua alimentação. Quer uma coisinha? Anote por uma semana tudo que vc for comendo durante esse período e vai se assustar com o resultado. Pois muitas das vezes não lembramos, acredite, não lembramos os exageros que comemos durante o nosso dia. Mas te garanto que são prazeres momentâneo que com certeza não te levarão ao sucesso, e sim para um fracasso absoluto em todas as áreas de sua vida. Muito cuidado com isso.
Temos que nos preocupar com a nossa alimentação sim a todo o instante, faz parte da qualidade de vida do mundo moderno. Pois se vc continuar comendo tudo exageradamente, vai se frustrar demais e vai achar que a culpa é do mundo, quando o maior culpado é você mesmo. Que não quis encarar o seu problema de frente, e foi empurrando com a barriga até chegar no estado que vc chegou (de infelicidade, se achando feio, sem saúde, cansado, entre outras coisas horrendas que não vou nem citar aqui, mas vc sabe muito bem do que estou falando.

Repense a sua vida, a sua alimentação principalmente, viva a vida e seja feliz. Pare de ficar se torturando (dizendo que vc está numa prisão e que não pode comer nada), você pode sim. Desde que não seja exageradamente como vc tem feito e sabe que tem feito. Até mesmo porque, vc não irá conseguir viver de uma "dieta" o resto da sua vida, pois vai se privar agora e depois vai engordar tudo e mais um pouco mais à frente.
Por isso tenho praticado a R.A (Reeducação Alimentar) que essa sim posso fazer por toda a minha vida. Temos que aprender não a comer, e sim a nos nutrir de uma forma saudável, pois seu corpo vai agradecer muito, sua auto estima nem se fala.
Não estou brigando com ninguém aqui ok, apenas escrevi o que me veio a mente quando estava aqui diante da tela desse computador. Pensem e reflitam bastante em tudo o que falei aqui ok.

Um abraço pra vcs e que Deus abençoe a vida de cada um,

Seja feliz e viva a vida.

Anderson Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário