Pesquisar este blog

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Conheça o testemunho do Luiz Paulo, que perdeu 55kg em 10 meses. Motive-se também.

Meu nome é Luís Paulo e gostaria de falar alguma coisa sobre como consegui eliminar 55 KG em 10 meses. Digamos que minha vida recomeçou no dia 25 de maio de 2006, quando após muita insistência de um colega de trabalho, resolvi acompanhá-lo a uma academia... Mas primeiro gostaria de falar algo sobre o ANTES...

Tenho 1,75m e pesava 137 KG, era muito complexado e tinha vergonha de ir a lugares públicos, de sair com a família, de andar pelas ruas, mesmo porque, geralmente após andar por três ou quatro quarteirões, tinha que parar e sentar em algum lugar até que as dores nas costas passassem. Sentia falta de ar enquanto dormia, acordava várias vezes de madrugada totalmente sufocado... Sentia dores no peito e fadiga generalizada, estava morrendo aos poucos. Mas tudo isso devido ao tipo de vida sedentária que eu estava levando nos últimos anos... Ia ao trabalho de carro com um colega, ele me pegava na porta do condomínio pela manhã e me deixava na porta do condomínio à tarde. Trabalho com computador, o que significa que fico o dia todo sentado... Na hora do almoço enchia o prato e depois, na maioria das vezes, repetia. Logo que acabava de almoçar já voltava para a sala na frente do computador e ficava lá o resto do dia. Se precisasse levar ou pegar algum documento em algum outro setor, sempre tinha quem o fizesse para mim. Geralmente todas as tardes alguém trazia sorvetes, bolachas recheadas, salgadinhos e refrigerantes... Nossa, era uma “maravilha”! Quando chegava em casa de tarde, já sentava no sofá e ficava na frente da televisão até a hora do jantar, e quando chegava a hora do jantar, era sempre em uma vasilha e raramente em um prato. Jantava, tomava refrigerante e depois ia tomar banho... E então, dormia! E assim foi durante vários anos, até que minha barriga foi crescendo, crescendo e crescendo cada vez mais.

Eu era muito frustrado, e percebia isso em todos os momentos, principalmente quando entrava em uma loja e nunca conseguia comprar uma roupa, eu era um verdadeiro maltrapilho, vivia com as mesmas roupas, muitas vezes com roupas rasgadas ou furadas... Outra coisa era aos domingos assistir o Esporte Espetacular e pensar que jamais iria poder correr, jogar uma bola com os amigos, pedalar e etc... Pensar em tentar emagrecer, claro que eu pensava, mas pelas minhas proporções aquilo era um sonho completamente impossível. Além do que, eu era uma pessoa muito anti-social, era muito fechado e mal-humorado.

Ok... Eis que no dia 23 de maio de 2006 um colega de trabalho me convidou pra ir acompanhá-lo em uma academia e logicamente eu disse que não, fiquei até irritado com ele e disse que eu não era idiota de ir a uma academia para ser motivo de piadinhas e comentários. No dia seguinte ele veio novamente com a mesma história, e que ele não queria ir sozinho pra academia e etc... Eu novamente disse que não iria, mesmo porque, não tinha dinheiro pra pagar as mensalidades. Então ele me disse que pagaria o primeiro mês, etc, etc... Continuou insistindo comigo! Então me veio uma luz e eu pensei: por que não? Fomos à academia e nos matriculamos, combinamos de nos encontrar no dia seguinte na entrada da academia, mas ao chegar lá não o vi fui embora para casa totalmente desiludido. No dia seguinte, enfim, deu certo e fomos para nosso primeiro dia de exercícios. Entrei na academia morrendo de vergonha, pois ali não tinha nenhum outro obeso como era o meu caso. O professor veio até nós para nos mostrar a academia e eu disse a ele que meu objetivo era emagrecer, e que eu queria fazer somente esteira. Então ele me orientou sobre o funcionamento da esteira e lá fui eu... Percebi pelo reflexo da porta de vidro que as pessoas ficavam olhando pra mim com um certo espanto. Minha vontade era sair dali “correndo” e nunca mais voltar. Mas não foi isso que eu fiz. Bem, o segundo passo eu já tinha dado, que foi começar a fazer a academia!

Mas antes do segundo sempre vem o primeiro, e esse foi mudar a forma de pensar, tive que vencer meu próprio preconceito, pois até então minha cabeça, meu coração me diziam que eu jamais voltaria a ser uma pessoa normal como qualquer outra, que eu jamais emagreceria e que eu iria morrer daquele jeito. Nos três ou quatro primeiros meses, eu ia pra academia totalmente contrariado, não tinha a menor vontade de ir, mas acabava indo. Para piorar ainda mais as coisas, o meu colega, aquele que foi o maior incentivador de um dos acontecimentos mais importantes da minha vida, depois do terceiro dia simplesmente parou de ir.
- Caramba, e agora! Vou ter que ir sozinho pra academia? Não mesmo, já era... Vou desistir!

Mas, todas as tardes quando saia do trabalho e seguia pra academia, ia o caminho todo cantando: VC NÃO VAI DESISTIR, VC NÃO VAI DESISTIR... VC VAI CONTINUAR E VAI CONSEGUIR... E repetia isso várias vezes. E também, pedia forças superiores pra me ajudar a prosseguir, que não me abandonasse e que me desse forças. E meus pedidos foram atendidos com certeza... Continuei e continuei! Logo na segunda semana resolvi me pesar e vi que tinha eliminado 7 kg! Nossa... Foi a maior alegria! Simplesmente serviu para me motivar ainda mais. Mas nem tudo foram flores, lembram daquela porta de vidro, que eu via o reflexo das pessoas e etc? Então, às vezes eu via meu reflexo ali e pensava:

- caramba, quanto tempo eu vou levar para perder tudo isso?

E pra piorar mais ainda, o vidro que ficava do meu lado esquerdo, parece que me deixava ainda mais gordo. Às vezes eu ficava em pânico e desanimado, é verdade, em pânico e desanimado. Foi justamente ai que me veio a grande idéia de começar a fazer uma dieta, não fui ao médico e não tive nenhum tipo de orientação, o que não é recomendado. Simplesmente parei de comer... Pra não dizer que eu não comia nada, comia durante o dia todo de duas a três barras de cereais e bebia muita água. Somente de noite após a academia é que eu tomava uma sopa de legumes batida no liquidificador.

Nossa, era uma tortura! Mas também, tinha cortado frituras, refrigerantes e etc... E assim foi, continuei firme e forte! Não parava com a esteira enquanto minha camiseta gigante e furada, não ficasse totalmente molhada de suor... E assim foi! Estava finalmente emagrecendo, finalmente emagrecendo! Mas ainda assim, eu ia pra academia mais por obrigação do que por prazer. Logo, além de fazer meus 40 minutos de caminhada na esteira, comecei a fazer aulas de spinnig, o que me fazia transpirar demais também. Então vejam só: dieta durante o dia, caminhada na esteira e spinning de noite. E assim foi, emagrecendo a cada semana... Logo pensei:

- caramba, dá pra fazer algo mais...

Então passei a ir ao trabalho caminhando, toda manhã caminhava de 45 a 50 minutos... Então já era a caminhada de manhã, dieta durante o dia, esteira e spinning de tarde, e a sopa de legumes de noite. E assim foi, emagrecendo bem, as pessoas da academia vindo me parabenizar, dizendo que quando me viram chegar, não acreditavam que eu ficaria mais que uma semana treinando. Aos poucos fui aumentando o tempo e a velocidade na esteira! E continuei emagrecendo... Estava realmente empenhado a cada dia... Nessas alturas não sentia mais dores nas costas, não sentia falta de ar, as roupas estavam ficando maiores ainda... Logo pensei:

- caramba, dá pra fazer algo mais...

Então passei a ir ao trabalho de bicicleta, mas não sem antes passar na academia e fazer 40 minutos de esteira e também me dedicar à musculação. Então já era a pedalada e a esteira de manhã, dieta durante o dia, musculação, esteira e spinning de tarde, e a sopa de legumes de noite. Eheheh!!! Maravilha, nem acreditava no que estava acontecendo... Depois de uns 4 meses, já tinha perdido uns 30 quilos, então comecei a tentar correr. A primeira vez dei somente uns cinco ou seis passos correndo, mas como tudo balançava, ficava com vergonha e parava. Finalmente, o dia que eu consegui correr pela primeira vez depois de quase 10 anos, corri por aproximadamente 10 minutos.

E assim foi, aumentava o tempo e a velocidade na esteira, sem contar que a essas alturas já ia pra academia por prazer, já tinha se tornado um habito em minha vida. E cada vez mais e mais as pessoas me admirando e parabenizando. Depois de 8 meses, e após perder 55 quilos, mudei de academia e comecei a fazer natação também! Então já era a pedalada e a esteira de manhã, dieta durante o dia, esteira, spinning e natação de tarde, e finalmente estava começando a voltar a comer normalmente de noite, mas sempre de leve. Nessas alturas eu não caminhava mais na esteira, somente corria... de 40 e 60 minutos! E assim foi, minha vida tinha mudado completamente, tinha mudado todos os meus hábitos e estava me dedicando mais do que nunca ao esporte. Nesses quase 12 meses, pratiquei mais esporte do que durante a minha vida toda. E não para por ai, comecei a treinar jiu-jtsu também, mas nessas alturas meu treino ficou mais dividido. Segunda-feira corro na esteira e faço spinning, ou faço musculação e corro na estreira, ou musculação e spinning, na terça-feira corro na esteira e faço jiu-jtsu, ou faço musculação e jiu-jtsu, na quarta-feira corro na esteira e faço natação, ou faço musculação e natação, e quinta repete o de terça e sexta repete o que quarta... Aos sábados recentemente comecei a treinar jiu-jtsu e musculação, ou esteira e jiu-jtsu... Aos domingos saio pra fazer trilhas ou longos percursos de bike! Enfim, de segunda a segunda fazendo alguma atividade física. Confesso que algumas vezes acabo comendo mais do que deveria, mas tudo isso devido ao ritmo pesado e forte de treinamento que tenho tido. Para se ter uma idéia da minha evolução, voltei a pedalar há apenas uns 3 ou 4 meses, pedalo com um pessoal que já pedala há 3 ou 4 anos, e não são raras as vezes que dou pau em alguns deles, fazendo os comer poeira! Detalhe, nenhum deles jamais pesou 137 quilos.

Isso não significa somente evolução, mas sim muita dedicação, força de vontade, empenho, disciplina... significa que é possível sim, basta apenas começar e não parar mais. Na medida do possível, tenho incentivado as pessoas, seja pelo orkut, pelo msn e até mesmo pessoalmente e isso é muito bom! Boa sorte a todos(as).

PARABÉNS LUIZ, VC É UM VENCEDOR CARA. EU TAMBÉM VOU CONSEGUIR.

2 comentários:

  1. Olá Anderson, aqui é o Luís!!! Muito legal seu blog, e o seu vídeo piloto também... Obrigado por adicionar minha história e meu vídeo aqui! Abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá Luis esse vídeo não é meu... é mais uma pessoa que vi que quer emagrecer, achei legal e postei no meu blog. Grande abraço e obrigado.

      Excluir